Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora?
Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas. Alterações físicas, hormonais e psicológicas também podem gerar sentimentos de ansiedade, uma vez que se sentem mais frágeis e vulneráveis.
Outras questões que marcam essa fase da vida são aquelas relacionadas à autoimagem, pois os adolescentes passam a sentir a necessidade de se encaixar nos chamados padrões sociais (reforçados amplamente pelas mídias), o que está vinculado à vontade de ser aceito pelos grupos dos quais fazem parte.
Além disso, a adolescência é uma fase de transição, em que o indivíduo não mais se reconhece como criança, mas também ainda não atingiu a maturidade desejada para a vida adulta. Formar suas vontades individuais, mas ficar impedido de tomar decisões que considera relevantes pode desencadear comportamentos mais revoltosos ou até quadros depressivos.
Quais os problemas na adolescência mais comuns?
São diversos os problemas que podem surgir no período da adolescência. Abaixo, confira os mais comuns!
1. Baixa autoestima
Por razões hormonais, os adolescentes passam por transformações em sua aparência de modo bastante abrupto. Ainda que internamente as mudanças também sejam radicais, a questão estética os afeta mais, uma vez que é o que todos percebem primeiro.
2. Falta de disposição
É muito comum que os adolescentes sintam-se frequentemente cansados. Isso também está relacionado às transformações metabólicas. Por essa razão, apresentam maior necessidade de repouso prolongado. Vale lembrar também que essas mudanças no metabolismo tornam a digestão deles mais lenta, fazendo com que fiquem mais letárgicos e sem disposição após as refeições.
3. Falta de amigos ou isolamento social
Os adolescentes desejam ser aceitos e integrados aos grupos. No entanto, muitos jovens têm dificuldades de construir amizades. Além de se sentirem solitários, tornam-se potenciais alvos de bullying.
4. Pressões escolares
Um dos grandes fatores de ansiedade e estresse na adolescência é a preocupação com o rendimento escolar. Acontece com frequência que os jovens, devido à intensidade das questões vivenciadas e ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, acabam deixando os estudos em segundo plano. Cobranças constantes da família e da escola podem levar à insônia, frustração, ansiedade e até depressão.
Como os pais podem ajudar?
A melhor forma de apoiar o seu filho nesse período difícil da vida é estreitar os laços com ele, por meio do diálogo aberto e franco e do acolhimento. Uma boa opção é incentivar que participe de atividades que geram prazer e de grupos com os quais compartilha interesses em comum e também que tenha horas de descanso de qualidade.
Críticas e cobranças constantes tendem a afastá-lo de você, portanto procure ter bastante paciência e, principalmente, empatia e respeito. Lembre-se de que nós, adultos, também já passamos por essa fase com problemas na adolescência!
A educação socioemocional é também uma maneira de ajudar os jovens a passarem por esse período intenso e repleto de transformações com mais equilíbrio.