Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo.
(Paulo Freire)
Diletíssima Comunidade Escolar do Colégio Diocesano Seridoense: alunos, professores, funcionários, famílias e demais colaboradores,
Mais um ano letivo se inicia... com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento.
O início de ano escolar repete-se, mas é sempre uma ansiedade, uma nova procura, um querer conhecer, uma sensação de mergulho no desconhecido… Todos, envolvidos neste processo de recomeço ou começo estamos cheios de expetativas, sonhos, ideias e propostas que embora alguns já tenham vivido, cada ano escolar é sempre um momento novo e único.
Uma palavra especial aos alunos, razão da existência da escola: Não existe magia. O esforço pessoal, a dedicação, a persistência, o companheirismo e a partilha são fatores que contribuem para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa a todos os que ambicionem um projeto de vida rumo ao sucesso.
Desejo que neste ano os esforços de todos estejam focados na manutenção de um clima harmonioso e de muito estudo, trabalho e partilha que favoreça o desenvolvimento de todos nós, alunos, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente e comunidade.
Nossos agradecimentos a todas as famílias que escolheram o Colégio Diocesano Seridoense: aos que já fazem parte da Família Diocesano, o nosso agradecimento pela confiança que continua; aos que estão iniciando o percurso, a certeza de que estão escolhendo o melhor para os seus filhos.
Reafirmo o nosso propósito de uma aliança, condição indispensável entre família e escola para que ambas as partes possam atingir os mesmos objetivos, com a consciência de que, para que a escola seja a segunda família, é preciso que a família seja primeira escola.
Aos nossos professores a quem recai o maior peso e a grande responsabilidade da alfabetização, formação das consciências, transmissão/consolidação do conhecimento e criação das condições de aprendizagem, o nosso agradecimento pelo empenho em contribuir para uma escola de qualidade e distinção. Aos nossos coordenadores e funcionários, a gratidão pelo zelo e dedicação no desenvolvimento das funções de coordenação, suporte e apoio, tão importantes e indispensáveis ao bom funcionamento da escola.
Pe. Francisco de Assis Costa da Silva
Diretor do CDS