História do CDS
O Ginásio Diocesano Seridoense foi fundado em 1º de março de 1942 pelo primeiro bispo da Diocese de Caicó-RN, Dom José de Medeiros Delgado, iniciando suas atividades escolares com 41 alunos matriculados nos cursos de primário e admissão. A primeira diretoria do GDS, nomeada pelo então bispo Dom Delgado, ficou assim constituída:
- Diretor: Mons. Walfredo Gurgel
- Vice Diretor: Pe. Manuel da Costa
- Secretário: Pe. Mário Damasceno
- Diretor Espiritual: Pe. Milton Medeiros
Em 1960, o bispo da época, Dom Manuel Tavares de Araújo, fundou o Colégio Comercial Seridoense, atendendo à necessidade de dar à região um curso noturno de 2º ciclo, que mais se coadunasse com as possibilidades da região e do povo e passou a receber alunos do sexo feminino. Em 1964, devido ao grande número de alunos a requerer matrícula, o Colégio ampliou as suas instalações e criou o primeiro curso Científico da Região do Seridó.
Ao longo dos seus quase 100 anos de história, o Ginásio Diocesano Seridoense (atual Colégio Diocesano Seridoense) funcionou sempre no mesmo prédio, em frente ao Riacho das Salinas, construído em terras de propriedade da diocese. Passou o velho casarão, do antigo Bairro da Paraíba, por algumas reformas indispensáveis, adaptando suas instalações às necessidades de cada época.
O CDS é uma instituição pertencente à Diocese de Caicó-RN, cujo presidente é Dom Antonio Carlos Cruz Santos (MSC) bispo diocesano e desde o dia 02 fevereiro de 2015 seu atual e 7º diretor é o Pe. Francisco de Assis Costa da Silva. Esta trajetória vitoriosa é a copa da grande árvore plantada por Dom José Delgado e tão bem regada por seus diretores, professores, funcionários, alunos e familiares. Depois de tudo e de tanto, só temos que apreciar o brasão firme e imponente e repetirmos ao Senhor, como fez Dom Delgado: "Ita Pater" – Sim, Pai!
Ex-diretores do CDS:
- Mons. Walfredo Dantas Gurgel (1942 – 1946 e 1955 - 1961);
- Pe. Manuel da Costa (1946 – 1950);
- Pe. Sinval Laurentino (1950 – 1952);
- Pe. José Celestino Galvão (1952 – 1955);
- Pe. Itan Pereira da Silva (1961 – 1964);
- Mons. Ausônio Tércio de Araújo (1964 – 2015).