Com uma rotina saudável, a criança receberá uma série de estímulos e aprendizados práticos sobre cuidados com o corpo, relacionamentos, gestão da emoção, importância dos estudos etc. E o mais importante: com o tempo, ela perceberá os benefícios da adoção de práticas saudáveis e, autonomamente, trará outras ações positivas para seu cotidiano. Então, não perca mais tempo e entenda como começar agora mesmo!
Estabeleça limites para o uso de tecnologia e tempo de tela
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o tempo de tela deve ser o menor possível, seja qual for a idade. Geralmente, dispositivos eletrônicos, televisão, smartphones e videogames entram na rotina de crianças para combater o tédio, promover distração ou como recompensas.
No entanto, fato é que até o ócio é saudável para estimular a criatividade, fazer com que as crianças observem o mundo, se relacionem e brinquem com amigos e familiares. Então, estabeleça limites e regras para o uso das tecnologias como: quantidade de horas por dia, horário mais adequado (evitando os períodos noturnos) e sempre de forma supervisionada, entre outros.
Crie uma rotina diária de estudos
Definir um ambiente e um horário fixo para os estudos ajuda a criar o senso de compromisso com o aprendizado. Mesmo que a escola não envie exercícios, mantenha o cronograma revisando o que foi estudado na escola ou mesmo o estudo da matéria.
Esse é um hábito saudável que, quando internalizado, ajudará a criança em toda sua fase escolar e também adulta, já que o desenvolvimento contínuo é muito importante para qualquer profissional.
Incentive atividades ao ar livre e na natureza
Atividades ao ar livre promovem grande bem-estar, trazem estímulos visuais e, principalmente, produzem memórias afetivas para toda a família. Seja um passeio no parque, seja uma ida ao clube, esses momentos de atenção plena fortalecem a conexão familiar, aumentam a autoestima das crianças e são muito divertidos, o que reforça o entendimento das crianças que hábitos saudáveis longe das tecnologias podem ser muito prazerosos.
Promova atividades coletivas e extracurriculares
Propor brincadeiras com vizinhos do bairro, criar uma ação beneficente na turma da escola e participar de atividades extracurriculares também são atividades saudáveis e ricas em estímulos. O pensamento coletivo, a gestão de relacionamentos com pessoas fora do círculo familiar e a conquista de resultados a partir da colaboração são ensinamentos valiosos para qualquer indivíduo em desenvolvimento.
Aqui também cabem as aulas coletivas extracurriculares como esportes, lutas, danças, robótica, culinária e tudo mais que despertar o interesse das crianças.
Ofereça alimentos ricos em nutrientes para fortalecer os hábitos saudáveis
É claro que a alimentação rica em nutrientes também faz parte dos hábitos saudáveis — contudo, é comum que a família encontre resistência nessa hora. A dica é envolver as crianças nos preparos, explicar sobre seus benefícios para a saúde, persistir na oferta e, claro, dar o exemplo com uma dieta igualmente saudável.
Esses não são os únicos hábitos saudáveis que podem ser inseridos na rotina da família, mas cada um deles pode ser o pontapé inicial para que a própria criança demande ou coordene uma rotina de qualidade e bem-estar para todos. Então, faça uma introdução de alguns deles de forma afetuosa e gradativa. Perceba os resultados e vá ajustando de acordo com a realidade da sua família.