Somos Diocesano, essa é a diferença!

"A Ciência é a luz que nos guia" era a máxima que ecoava nos anos 40 no Seridó, pois abria o hino do sonho de um "visionário" que, em meio a riachos e pastos de cabras, no sertão de Caicó, fundou o Ginásio Diocesano Seridoense. Foi apascentando as críticas e descrenças que o nosso primeiro bispo, Dom José de Medeiros Delgado, aliou seu dinamismo, vontade e fé à necessidade de um povo. Ele acreditava que se formava o espírito e o coração dos jovens por meio do ensino. Isso era de uma valia sublime. E foi sob a direção do Monsenhor Walfredo Gurgel e uma fantástica equipe de profissionais unidos num mesmo ideal que 41 alunos tiveram as primeiras manifestações do GDS no dia 1° de março de 1942. Foi um magnífico início dentro dos "clarões do dever", pois o Ginásio passou a alumiar a alma da educação seridoense de forma inovadora, destemida, com princípios bem definidos, pautados na Ciência e na Fé, dentro dos padrões honestos da formação do homem. 


E o CDS marchou ao longo desses anos com seu princípio de "Ciência e Fé", adaptando-se, reinventando-se, posicionando-se diante das exigências dos cursos e percurso da História. Foi o primeiro a ser Colégio Comercial Seridoense, criou o primeiro curso científico do Seridó, foi o primeiro colégio só para um dos sexos a abrir as portas para o outro sexo, gerou e manteve por anos a Faculdade de Teologia Cardeal Sales e foi berço da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, abrigando em suas instalações o Curso de Filosofia recém criado em Caicó no ano de 1999.

E foi assim que o CDS chegou até aqui, sempre à frente na incessante e incansável missão de educar "brasileiros altivos de pé". Por isso nossa PROPOSTA PEDAGÓGICA está voltada para uma educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, em coparticipação de responsabilidade entre a escola e a família.

Dentro dessa proposta, o ensino ministrado tem como base os seguintes princípios: Igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; gestão participativa; valorização do profissional da educação; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; inclusão social contemplando as condições físicas, intelectuais, sensoriais, socioeconômicas, respeitando a heterogeneidade dos educandos.