Somos Diocesano, essa é a diferença!
Retornar à Notícias

SISU 2024: Veja cronograma e o que muda na nova edição

O cronograma do Sisu 2024 inclui inscrições de 22 a 25 de janeiro, resultados da primeira chamada em 30 de janeiro, matrículas de 1º a 7 de fevereiro, e participação na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

15 de janeiro de 2024 | Caico

Janeiro é um mês importante para quem quer ingressar no Ensino Superior: é quando geralmente são divulgadas as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e abrem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para não perder os prazos importantes, os estudantes precisam estar a par do cronograma e das mudanças.

Sisu 2024

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição por ano. Neste ano, o sistema oferecerá 264.254 vagas em 127 universidades, para o primeiro e o segundo semestre.

O período de inscrição do Sisu acontecerá entre os dias 22 e 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Apesar de não haver segunda edição do Sisu, o candidato que não for selecionado na primeira chamada poderá ser selecionado da lista durante todo o ano. Ou seja, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, e ser chamado a qualquer momento.

Além disso, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Será reservada no mínimo 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, além de percentual mínimo correspondente à soma de pretos, pardos e indígenas no estado.

Isso significa que todos os estudantes concorrem, inicialmente, às vagas de ampla concorrência. Apenas os candidatos que não alcançarem as notas mínimas exigidas nesta modalidade passam a concorrer às vagas cotistas, desde que atendam aos critérios.

Cronograma Sisu 2024

Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024

Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024

Participação na lista de espera: candidatos devem manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024

_Fonte: _Exame

Fonte: Fonte: Exame