Somos Diocesano, essa é a diferença!
Retornar à Notícias

Estudantes do CDS estão participando do Caça Asteroides 2023 do MCTI, junto com a International Asteroid Search Campaign (IASC)

Orgulho define! 🚀🌟 Estamos vibrando com a participação dos nossos estudantes no Caça Asteroides 2023 do MCTI, em parceria com a NASA, Universidade do Hawai e Universidade Hardin-Simmons. Davi Almeida, Davi Oliveira, Henzo Victor, Miguel Augusto e Pedro Lucas, todos do 7ª ano, estão sendo os primeiros a representar nossa cidade Caicó nesse evento incrível! Com treinamento online, eles estão utilizando o software Astrometrica para procurar e catalogar possíveis asteroides, em busca de novas descobertas científicas. É muito gratificante ver nossos alunos engajados em projetos como esse, que potencializam suas habilidades e interesses nas ciências. Parabéns a todos os envolvidos! 🙌🏼👏🏼

25 de abril de 2023 | Caico

👨‍🎓 Estudantes do Colégio Diocesano Seridoense (CDS-CAICÓ), estão participando do Caça Asteroides 2023 do MCTI, junto com a International Asteroid Search Campaign (IASC), campanha de Caça aos Asteroides, organizada pela NASA, Universidade do Hawai e a Universidade Hardin-Simmons.

O evento é parte do Programa Citizen Scientist (Cidadão Cientista da NASA) e tem como objetivo a colaboração entre cientistas e membros do público comum (chamados Cientistas Cidadãos), que têm contribuído com milhares de descobertas Científicas, a equipe caicoenses, Davi Almeida, Davi Oliveira, Henzo Victor, Miguel Augusto e Pedro Lucas todos com apenas 12 anos e um líder e responsável (Anderson Kleiton) que precisa ser maior de 18 anos, estão participando da XV campanha que vai até 23 de Maio, e devem ser os primeiros a representar o município de Caicó nesse evento.

Eles receberam treinamento dos professores e voluntários online , que traduziram material para melhor atendê-los nas pesquisas conforme orientações do IASC. O programa que será utilizado é o software Astrometrica – Áustria, que permite visualização e comparação de imagens astronômicas com o propósito de descoberta de objetos em movimento.

As imagens para busca serão cedidas por observatórios astronômicos parceiros da NASA e o objetivo da caça será procurar e catalogar possíveis asteroides, produzindo assim um relatório final de suas descobertas para a avaliação do IASC. É de suma importância a participação de jovens estudantes e o incentivo de escolas em projetos que como esse   trazem experiências transformadoras de vida, e auxiliam a potencializar habilidades e interesses específicos nas ciências exatas, humanas e tecnologia.
 

Fonte: Departamento de comunicação do CDS