Somos Diocesano, essa é a diferença!
Retornar à Notícias

Como ter mais motivação e disciplina para estudar?

Você sente que falta foco, disciplina ou motivação na hora de estudar? No artigo assinado pela psicóloga Giscely Costa, você vai descobrir como pequenas mudanças de hábito podem transformar seus estudos e te aproximar da aprovação que tanto deseja. Com dicas práticas, estratégias eficazes e reflexões poderosas, este conteúdo é um verdadeiro guia para quem quer sair da procrastinação e assumir o controle da própria jornada. Preparado para fazer deste o seu ano?

24 de março de 2025 | Caico

Como ter mais motivação e disciplina para estudar?

Mas o que seria ter disciplina?

Disciplina é a escolha de abrir mão do que você quer agora para trabalhar pelo que você quer muito, mas que não pode ter agora.

A escolha entre o que você quer agora ou o que você quer muito envolve uma escolha modulada pela sua motivação.

Você quer muito passar no ENEM, mas agora você também quer apenas ficar um tempo no celular fuçando nas redes sociais em vez de fazer o seu simulado revisional de final de semana para checar como você está em matemática...

Você quer muito passar no ENEM, mas agora você tem mais motivação para ficar de bobeira mexendo no celular. E aí, você deixa o seu impulso te levar e... você fica mexendo no celular.

Pronto, você fez uma "escolha". Depois não vá chorar por ela.

É o sacrifício que separa os sonhadores dos realizadores. No fim, querer de verdade exige entrega, esforço e ação. Quem só gosta da ideia, fica para trás. 

E você, está disposto a pagar o preço para alcançar seus sonhos?

Então bora aprender a estudar e fazer deste o ano da sua aprovação: 

Como melhorar seu foco na hora de estudar?

Para começar precisamos melhorar a atenção, a concentração e o foco.

Através destas ações e condições podemos melhorar esses três aspectos ao mesmo tempo:

1. Tenha uma rotina planejada de estudo, para condicionar seus hábitos e facilitar o estado de foco a partir da consistência.

2. Reduza a interferência negativa do seu ambiente evitando músicas, ruídos, televisão, celular, redes sociais, games e qualquer coisa que possa roubar e desviar sua atenção da atividade de estudo.

3. Se precisar utilizar o celular, desative as notificações de redes sociais e mensagens.

4. Se precisar utilizar o computador, evite deixar seu navegador aberto em redes sociais e sites desnecessários que possam roubar sua atenção.

5. Manter o foco é cansativo. Se for estudar por mais de uma hora, faça pausas estratégicas de cinco a dez minutos para descansar seu cérebro e recuperar a capacidade de foco (técnica pomodoro).

6. Ao estudar, utilize a escrita como ferramenta para fazer anotações porque isso ajuda você a direcionar sua atenção e manter o foco.

7. Quando sentir que está perdendo o foco, faça pausas e descanse. Se precisar "forçar" um pouco, faça leitura em voz alta para integrar corpo e mente na mesma atividade e favorecer a manutenção do seu foco.

8. Mantenha água por perto para você se manter hidratado, pois ao sentir um pouco de sede, dificilmente seu corpo conseguirá manter o foco por muito tempo.

9. O foco atencional só pode ser mantido se você tiver dopamina no cérebro, por isso, você precisa de motivação, para ter motivação é preciso ter um motivo para estudar. Por isso, estabeleça uma meta realista de estudo e um objetivo a ser alcançado com esse esforço para motivar seu cérebro e manter seu foco ativo. Lembre sempre do motivo pelo qual você estuda! Ex. passar em medicina para seguir meu sonho de ser medico

10. Mantenha seus materiais de estudo organizados e próximos de você para que não tenha que interromper seu estudo por causa de uma borracha que ficou em outro cômodo.

11. Evite consumo excessivo de cafeína e energéticos. O excesso prejudica o foco.

 

Agora que você já sabe como focar vamos achar soluções para os problemas que podem surgir:

👉 Falta de foco → Técnica Pomodoro: Trabalhe em blocos de 45 minutos com foco total e depois um descanso curto. Simples e super eficaz para manter a concentração. No descanso não entre em redes sociais.

👉 Procrastinação → Método de Microtarefas: Divida grandes tarefas em pequenas ações. O primeiro passo sempre parece difícil, mas depois tudo flui!

👉 Desorganização → Método Kanban: Use quadros visuais para organizar e acompanhar suas tarefas. Tudo à vista e sob controle! 

Quadro Kanban – Organize suas atividades em colunas (como “A Fazer”, “Em Progresso” e “Concluído”) para visualizar o andamento de cada tarefa.

👉 Falta de tempo → Matriz de Eisenhower: Priorize o que é urgente e importante, e deixe o que pode esperar de lado. Vai liberar um bom tempo no seu dia.

👉 Acúmulo de tarefas → Regra dos 2 minutos: Se dá pra fazer em 2 minutos, faça agora. Não acumule pequenas tarefas que só te atrasam.

👉 Falta de clareza → Método SMART: Defina metas claras, específicas e alcançáveis. Quando você sabe exatamente o que fazer, agir fica muito mais fácil.

👉 Sobrecarga mental → Método GTD: Organize tudo fora da sua mente. Anote, categorize e resolva aos poucos para aliviar o peso mental. Tire da cabeça e coloque no papel tudo que tiver atrapalhando. Depois do estudo você resolve o que precisar.

Para isso tenha um bloquinho sempre a mão. Tudo que vier a mente que não faz parte do estudo, anote. Tiramos a distração da mente e a colocamos no papel.

Por fim, organize os estudos: Faça um planejamento mensal e semanal para evitar a procrastinação e o estudo ineficiente. Até porque nada funciona se você se dedica só as vezes.

Acredite em você e vá à luta.

Fonte: por Giscely Costa – Psicóloga Escolar