Institucional

Missão e Valores
conheça o cds
GDS - CIÊNCIA E FÉ - CDS

"A Ciência é a luz que nos guia" era a máxima que ecoava nos anos 40 no Seridó, pois abria o hino do sonho de um "visionário" que, em meio a riachos e pastos de cabras, no sertão de Caicó, fundou o Ginásio Diocesano Seridoense. Foi apascentando as críticas e descrenças que o nosso primeiro bispo, D. José de Medeiros Delgado, aliou seu dinamismo, vontade e fé à necessidade de um povo. Ele acreditava que se formava o espírito e o coração dos jovens por meio do ensino. Isso era de uma valia sublime. E foi sob a direção do Monsenhor Walfredo Gurgel e uma fantástica equipe de profissionais unidos num mesmo ideal que 41 alunos tiveram as primeiras manifestações do GDS no dia 1° de março de 1942. Foi um magnífico início dentro dos "clarões do dever", pois o Ginásio passou a alumiar a alma da educação seridoense de forma inovadora, destemida, com princípios bem definidos dentro dos padrões honestos da formação do homem. Eram filhos de famílias também das cidades vizinhas que corriam em busca do saber nas caatingas trabalhosas e hostis de nossa região. Tornavam-se alunos dos preceitos mais retos e sólidos de então. E isso logo repercutiu, a demanda aumentou e o Estado logo percebeu que aquele estabelecimento do conhecer e da fé era uma raiz forte e obstinada nas entranhas poeirentas que alicerçavam o valor e a sustância de uma gente intimorata, fazendo brotar grandes cidadãos que mudariam, marcariam, influenciariam nos rumos não só do Seridó, mas também do Rio Grande do Norte. A fama que o GDS criou seria justificada nos anos posteriores porque a profecia estava proferida em seu hino: "Nossos nomes gravados na História ficarão imortais no porvir".

E o GDS marchou pelas décadas com seu princípio de "Ciência e Fé", adaptando-se, recusando-se, posicionando-se, modificando-se diante das exigências da História, perante as evoluções que se mostraram mães e carrascos. Foi o primeiro a ser Colégio Comercial Seridoense, criou o primeiro curso científico do Seridó, foi o primeiro colégio só para um dos sexos a abrir as portas para o outro sexo. Tudo isso seguindo o horizonte de oferecer o melhor a seus alunos, desde o corpo docente passando por uma pedagogia de grande formação humana até uma estrutura sócio-cultural-religiosa centrada nos ideais de D. Delgado. E foi assim que o GDS veio se montando sempre à frente na incessante e incansável missão de educar "brasileiros altivos de pé".

São mais de sete décadas de uma entidade moderna sem esquecer o valor dos princípios que embrionaram o GDS, pois agora somos o Colégio Diocesano Seridoense com qualidade, dinamismo e pioneirismo num reconhecido dos melhores colégio do estado. E hoje, firmado na direção do Pe. Francisco de Assis Costa da Silva, o CDS se mostra arrojado nas propostas de um novo milênio no mundo do conhecimento científico com o melhor material do país, o Sistema Objetivo de Ensino, trabalhado por uma poderosa equipe de profissionais trazendo resultados cada vez melhores; no setor religioso, com seu teor medido e certeiro do departamento religioso; no setor esportivo, oferecendo modalidades diversas e quadras poliesportivas, academia com excelentes equipamentos e líder permanente nos jogos da região, piscina semi-olímpica e outras infantis, Sala de Ballet, Judô e Aeróbica; no setor cultural, com teatro, clube da cultura, programa de rádio, jornal interno e ensino dando ênfase às artes e ao pensamento filosófico; no campo social, com atendimento atencioso aos pais, estrutura física agradável aos alunos, biblioteca, atendimento de Psicóloga e Assistente Social e com oficinas e consultas, seguro, seminários de formação para a família, eventos de socialização; no âmbito da informática, há o laboratório para alunos e professores, página na internet, resultados via computadores, avaliação sóbria e competente, coordenação por setores...

O grande complexo CDS é, hoje, a copa da grande árvore plantada por D. José Delgado e tão bem regada por seus diretores, professores, alunos e familiares.Depois de tudo e de tanto, só temos que apreciar o brasão firme e imponente e repetirmos ao Senhor, como fez D. Delgado: "Ita Pater" – Sim, Pai!

Informe o número da sua matrícula para receber as instruções de nova senha por e-mail.


colégio diocesano seridoense

Praça Dom José Delgado, S/N, Bairro Paraíba
CEP: 59.300-000 - Caicó/RN - Tel. (84) 3421-1635 / 3421-1636 - E-mail: cdscaico@cdscaico.com.br.