Institucional

história do colégio
conheça o cds
história do cds

Ginásio Diocesano Seridoense foi fundado em 1º de março de 1942

O Ginásio Diocesano Seridoense foi fundado em 1º de março de 1942 pelo primeiro bispo da Diocese de Caicó-RN, Dom José de Medeiros Delgado, iniciando suas atividades escolares com 41 alunos matriculados nos cursos de primário e admissão. A primeira diretoria do GDS, nomeada pelo então bispo Dom Delgado, ficou assim constituída:

Diretor: Mons. Walfredo Gurgel
Vice Diretor: Pe. Manuel da Costa
Secretário: Pe. Mário Damasceno
Diretor Espiritual: Pe. Milton Medeiros

Em 1960, o bispo da época, Dom Manuel Tavares de Araújo, fundou o Colégio Comercial Seridoense, atendendo à necessidade de dar à região um curso noturno de 2º ciclo, que mais se coadunasse com as possibilidades da região e do povo e passou a receber alunos do sexo feminino. Em 1964, devido ao grande número de alunos a requerer matrícula, o Colégio ampliou as suas instalações e criou o primeiro curso Científico da Região do Seridó. Durante muitos anos o colégio abrigou em suas instalações a Escola Estadual Mons. Walfredo Gurgel. O CDS é uma instituição educacional pertencente à Diocese de Caicó-RN, cujo presidente é o Bispo Diocesano e o seu atual diretor é o Pe. Francisco de Assis Costa da Silva.

DOM JOSÉ DE MEDEIROS DELGADO - FUNDADOR DO CDS

Nasceu em Pombal, na Paraíba, aos 28 de julho de 1905. Foi ordenado Sacerdote, aos 02 de junho de 1929. Quando exercia o múnus de Vigário de Campina Grande-PB, foi eleito Bispo de Caicó, aos 15 de março de 1941. A posse na Diocese aconteceu 26 aos de julho de 1941, na Festa de Sant’Ana. Governou a Diocese de Caicó de 1941 a 1951, 10 anos de pastoreio. Dentre seus feitos nesta Diocese, criou o Ginásio Diocesano Seridoense (GDS) em 1942, hoje, Colégio Diocesano Seridoense (CDS).

Foi promovido a Arcebispo e transferido para São Luís - MA em 04 de setembro de 1951, posteriormente foi transferido para Fortaleza em 10 de maio de 1963. Renunciou ao governo da Arquidiocese de Fortaleza em 26 de março de 1973. Faleceu aos 09 de março de 1988, no Recife, onde residia, como Arcebispo Emérito de Fortaleza. Está sepultado na Igreja Matriz de São José, em Caicó, antiga Capela do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, por ele construída.

MONSENHOR WALFREDO GURGEL - 1ª DIRETOR DO CDS

Nasceu em 02 de dezembro de 1908, na cidade de Caicó - RN. Filho de Pedro Gurgel do Amaral e Oliveira e dona Joaquina Dantas Gurgel. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Senador Guerra, onde fez o curso primário.Queria ser padre, porém, havia uma dificuldade: sua mãe, viúva e pobre, não podia financiar sua estadia no seminário. D. José Pereira Alves, Bispo de Natal, contornou a situação e, assim, em 03 de fevereiro de 1922, ingressava no Seminário de São Pedro o menino caicoense que, após 04 anos, concluía o curso de Seminário Menor.

Por sua grande competência como aluno ganhou uma bolsa de estudos para cursar filosofia em Roma – IT, e, ao fim dessa graduação, ingressou no doutorado em Direto canônico, retornando ao Brasil em 1932 como sacerdote.

Foi reitor do Seminário de São Pedro em Natal, onde lecionava várias disciplinas. Homem dinâmico participou, ao lado de outros seridoenses, de luta pela criação da Diocese de Caicó. Essa causa se tornou vitoriosa, com Dom José de Medeiros Delgado nomeado bispo de Caicó. Walfredo Gurgel assumiu a função de vigário-geral. Professor e sacerdote, Walfredo Gurgel se preocupou muito com a educação dos jovens do Seridó. Batalhou então, pela construção de uma escola, a nível de primeiro grau, para os meninos. Em 1942 o seu sonho se realizava com a inauguração do Ginásio Diocesano. Assumiu a sua direção e o ensino de algumas disciplinas.

Luiz Gonzaga

Filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântua, príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione; seu pai gostaria que seu primogênito seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade já marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e uma forte educação cristã por parte de mãe, frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade.

Informe o número da sua matrícula para receber as instruções de nova senha por e-mail.


colégio diocesano seridoense

Praça Dom José Delgado, S/N, Bairro Paraíba
CEP: 59.300-000 - Caicó/RN - Tel. (84) 3421-1635 / 3421-1636 - E-mail: cdscaico@cdscaico.com.br.