rotina diária

Rotina NEI (Núcleo de Educação Infantil)

1º - Rodinha de Conversa

O momento da Rodinha de Conversa se constitui por um agrupamento das crianças junto à professora, que, sentados em círculo, conversam informalmente sobre assuntos variados, como novidades e acontecimentos relatados pelo grupo. Faz parte, também deste momento, a chamada dos alunos, que pode ser feita de diversas maneiras. Esse momento propicia a percepção, pelo grupo, dos colegas presentes e ausentes. Ainda durante a rodinha são construídos os combinados do dia registrando a rotina a ser seguida. Por fim, este é um momento ideal para a elaboração das regras de convivência social de cada grupo de crianças, sendo que estas estão sempre em construção e reconstrução. Nosso principal objetivo é garantir a cada criança um espaço onde a mesma possa se expressar, se conhecer e conhecer os outros também, além de estar por dentro das atividades do dia e experimentá-las, tendo a professora como mediadora.

2º - Tanque de Areia

Brincar na areia é um jeito muito gostoso de deixar que uma criança exercite as habilidades motoras dos braços, das mãos; explora texturas e consistências e começa a entender o conceito de “cheio e vazio”. A criança torna-se mais resistente a alergias e doenças, uma vez que o contato com a natureza estimula o sistema imunológico dos pequeninos. Além disso, o Tanque de Areia incentiva a partilha dos brinquedos favorecendo o brincar juntos, pois, o espaço físico leva as crianças a planejar juntas o que vão criar. A areia molhada vai se transformar em bolos, macarrão, castelos, muros e tudo o que a imaginação da criança permitir. Esse espaço trabalha a questão do respeito entre os alunos e dos limites que devem ser respeitados, ou seja, é uma verdadeira aula de convivência.

3º - Mini-Zoológico

O objetivo é proporcionar que as crianças tenham contato com a natureza, aprendendo in loco e de forma integrada os conteúdos das áreas do conhecimento como Natureza e Cultura, estimulando a preservação do meio ambiente. Semanalmente, elas vão ao mini-zoológico acompanhadas de sua professora e interagem com os bichinhos, depois, em sala de aula aprofundam-se em questões como o habitat natural e alimentação. Antes, porém, da visita aos animais, às crianças interagem com as frutas e verduras, observando cores, sabores, tamanhos e quantidades. O contato com os animais fortalece o respeito da criança pelos seres vivos e sua noção de responsabilidade com o meio ambiente, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, a atividade prazerosa desperta a curiosidade científica e a postura de pesquisador nos alunos, para contribuírem para um mundo melhor.

4º - Brinquedoteca

A Brinquedoteca, além de promover o acesso a brinquedos e brincadeiras, estimula a criatividade e as práticas sociais. O importante é que através dos móveis e a disposição dos brinquedos, as crianças sentem vontade de brincar e de se expressar, individualmente ou em grupo.

É por meio das brincadeiras que elas traduzem o mundo real para a realidade infantil. Isto é o alimento para a fome do conhecimento da criança. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

5º - Momento Cívico

Este momento acontece todas às quintas-feiras, no qual, estimulamos o valor pela pátria, o conhecimento do Hino Nacional e o contato mais próximo com a Bandeira do Brasil e outros símbolos que nos identificam como brasileiros.

6º - Educação Física

Na aula de Educação Física, as crianças têm a oportunidade de aprimorar a psicomotricidade, desenvolvendo o sensório-motor e o cognitivo, promovendo a socialização entre os alunos. De forma lúdica, entre jogos e brincadeiras, as crianças aprendem com prazer e motivação a coordenar seus movimentos, com destreza, agilidade, autonomia e segurança. O espaço onde desenvolvemos essas atividades são: sala de Judô, Tanque de Areia e Piscinas.

7º - Educação Religiosa

O Colégio Diocesano é uma escola Católica, porém, preza pelo respeito entre os credos religiosos. Consideramos, pois, que a Educação Religiosa é fundamental para incentivarmos questões relacionadas aos valores éticos e morais de uma sociedade. Neste momento às crianças são lavadas a conhecer o valor das principais religiões, trabalhando o respeito e a tolerância entre ambas. As orações são realizadas em conjunto e de forma ecumênica. Atos religiosos que acontecem no espaço do Colégio, são facultativos a crianças que não professam a fé Católica.

8º - Literatura / Contação de histórias

A literatura, através da "contação de histórias", do manuseio de livros e da invenção coletiva de histórias é parte importante da rotina do NEI e NEF. As crianças não só ouvem histórias, mas, as histórias também são contadas por elas e concomitantemente reinventadas. As diferentes formas de linguagens e tipos de textos também fazem parte da nossa história: os contos, as lendas, as cantigas, as poesias, os trava-línguas, as parlendas, os jornais, os bilhetes, as receitas... Nesse ambiente de livre expressão, a criança vai exercitando a capacidade e a liberdade da autoria e da narrativa enquanto interage com seus pares. Como nos diz Vigotski (2003:157): "(...) o que se deve fazer é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras.”.

Informe o número da sua matrícula para receber as instruções de nova senha por e-mail.


colégio diocesano seridoense

Praça Dom José Delgado, S/N, Bairro Paraíba
CEP: 59.300-000 - Caicó/RN - Tel. (84) 3421-1635 / 3421-1636 - E-mail: cdscaico@cdscaico.com.br.