nossa história

história do cds

O Colégio Diocesano Seridoense, é uma instituição que existe desde 1942, e junto com ele nasceu o CDS Júnior.

O Colégio Diocesano Seridoense, carinhosamente chamado de CDS, é uma instituição sexagenária existindo desde 1942. É bastante reconhecida na Região do Seridó como uma escola das mais organizadas e eficientes. Dispõe de amplo espaço físico, bem distribuído entre corredores que dão acesso às várias salas de aula e interconectam seus jardins formando um complexo paisagístico interno que favorece a construção de amizade entre os seus integrantes. Desde 1995 possui convênio com uma renomada instituição de ensino - (Sistema OBJETIVO de Ensino) - a partir do qual, utiliza material didático apostilado que rege quase toda a ação educativa ora desenvolvida no NEF (I e II)1 bem como no NEM2.

Em 2002, quando comemorava os seus 60 anos presenteou a comunidade seridoense com o NEI – Núcleo de Educação Infantil3 acreditando na ousadia que permita à criança a possibilidade de ser “autora” da articulação do conhecimento já existente e a criação de novos conhecimentos. Por isso o material didático não está atrelado ao sistema supracitado, pois a proposta epistemológica está norteada nos princípios, predominantemente, sociointeracionistas, onde a criança a ser trabalhada deve ser uma criança real e as atividades que vai realizar no período da educação infantil devem ser concebidas de forma contextualizada na história e na cultura em que se encontram inseridas.

É no processo de construção do conhecimento, que as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e formularem hipóteses sobre aquilo que buscam desvendar construindo, assim, o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem numa dinâmica de trabalho construtivo de criação e (re) significação.

Nesta fase escolar os conteúdos abrangem para além de fatos, conceitos e princípios e o conhecimento relaciona-se a procedimentos e atitudes como objeto de aprendizagem que formarão os diversos saberes. Daí a organização curricular ser implementada por Eixos Temáticos possibilitando o conhecimento da realidade sob uma lente multifocal que conduz a criança, o conhecimento e a prática metodológica de ensino a se interconjugarem e contemplar as dimensões essenciais de cada eixo situando, assim, os diferentes conteúdos dentro de um contexto organizado. Para tanto, é importante que o professor saiba, ao ler uma história para as crianças, que está trabalhando não só a leitura, mas, também, a fala, a escuta e a escrita; ou quando se organiza uma atividade de percurso, que está trabalhando tanto a percepção do espaço, quanto o equilíbrio e a coordenação da criança. Neste sentido, a Pedagogia de Projetos tem sido a via de trabalho escolhida uma vez que envolve, interdisciplinarmente, diferentes conteúdos que se organizam e torno de um produto final, cuja escolha e elaboração são compartilhadas com as crianças.

A clientela do NEI será constituída por crianças com faixa etária que varia de 02 (dois) aos 06 (seis) anos. Sabe-se que é nesta fase - 1ª infância - que a criança desenvolve as principais características de sua estrutura emocional, intelectual, física e estabelece as primeiras relações sociais. Por isso, dentro de uma visão preventiva, estabeleceu-se que, quanto mais prazeroso e carregado de afeto for o crescimento nesta fase, melhores serão os resultados para o desenvolvimento infantil e para a construção do conhecimento, formando, assim, adultos felizes e bem dotados de habilidades e competências.

Assim sendo, distribuiu-se a Educação Infantil em níveis estruturados de acordo com a faixa etária (idade que a criança deverá ter até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula)4 e a quantidade de alunos por turma:

Níveis (N) Idade Mínima Nº de alunos por turma
N. II 02 anos 15
N. III 03 anos 20
N. IV 04 anos 25
N. V 05 anos 25
Total: 85

Também escolhemos apenas o turno matutino para o funcionamento do Núcleo por motivo da temperatura da Região do Seridó ser bastante elevada. Definiu-se que, inicialmente, as professoras deverão ter graduação em Pedagogia e que as turmas N.II e N. III terão uma monitora permanente.

Sabemos que a eficácia desta proposta necessita de continuidade para que o processo educacional não sofra “fraturas” ao longo do caminho da aprendizagem. Assim, para que essa continuidade aconteça é necessária a criação de núcleos intra-articulados no CDS que passarão a ser chamados de NEI, NEF e NEM. Caberá ao Nei o enriquecimento da experiência e reconstrução da dos espaços da vida, ou seja, tratar de ampliar as experiências com que as crianças têm acesso à escola e promover a busca de uma (re) construção em outros códigos significativos, do que constitui sua experiência cotidiana.

O NEF abrangerá dois segmentos, I e II, contemplando de 1º ao 5º Anos e de 6º ao 9º Anos, respectivamente. Neste ocorrerá o estudo sistemático dos espaços da vida cujo suporte didático e teórico encontrar-se-á, basicamente, no material apostilado do OBJETIVO.

Por último o NEM que culmina com um aprofundamento interdisciplinar nos diferentes espaços culturais e técnicos estabelecidos no currículo utilizando, também, o material apostilado OBJETIVO.

Enfim, todo o conjunto de conhecimento adquiridos nas etapas anteriores, servem agora, como plataforma para analisar o que cada disciplina em sua metodologia própria conseguiu formar para a aquisição do passaporte através do vestibular, de ingressos nas universidades brasileiras.

Dentre as diversas placas incrustadas na recepção do Colégio podemos ler na placa alusiva à comemoração dos 60 anos, a seguinte frase:

"Obrigado, Senhor, pelos 60 anos do GDS - CDS.
Pomos em vossas mãos a nova planta nascida neste ano, o NEI (Núcleo de educação Infantil)."

Dom Jaime Vieira Rocha - Bispo Diocesano

Mons. Ausônio Tércio de Araújo - Diretor


1º de março de 2002



Assim é o CDS qeu constrói uma história peculiar e que se refaz sempre que necessário buscando a conjugação do paradigma novo com o velho, no contínuo processo de ensino – aprendizagem sem perder as suas características essenciais e poder assumir o slogan: "Somos Diocesano. Essa é a diferença".

1 NEF I - Núcleo de Ensino Fundamental I - que congrega a formação escolar de 1º ao 5º Ano;
NEF II – Núcleo de Ensino Fundamental II - que congrega a formação escolar de 6º ao 9º Ano;

2 NEM - Núcleo de Ensino Médio - que coordena a educação de 1ª à 3ª séries.

3 O projeto de elaboração, implantação e execução deste núcleo ficou a carga da G & A Educar até 2004, sob a responsabilidade das seguintes profissionais: Alessandra Torres Lopes dos Santos e Arnilda Almeida Vale (Pedagogas); Geruza Brito Medeiros (Psicóloga) e Maria Goretti da Silva (Adminstradora).

4 Para a matrícula em 2011, observar a Resolução CNE/ CEB 6/2010, DOU de 21/10/2010, Seção 1, p.17.

Informe o número da sua matrícula para receber as instruções de nova senha por e-mail.


colégio diocesano seridoense

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