Interatividade

Galeria de Fotos
FACILIDADE E você
21/09/2017
Em aula de Física alunos da 1ª Série E.M. praticam rapel e tirolesa.

50 fotos

Atividades experimentais de Física podem ser realizadas e executadas em diversos lugares, pois a physis tem como objetivo estudar os fenômenos naturais, e tendo como base as competências do ensino de Física orientadas no PCN+ do Ensino Médio, a preocupação não é “o quê ensinar de Física”, mas sim “para quê ensinar Física”.
Sabe-se que “O ensino de Física vem deixando de concentrar-se na simples memorização de fórmulas ou repetição automatizada de procedimentos, em situações artificiais ou extremamente abstratas, ganhando consciência de que é preciso dar-lhe um significado, explicitando seu sentido já no momento do aprendizado, na própria escola média”.
Assim, foi pensando numa atividade que envolvesse conceitos de Mecânica, conteúdo central para alunos da 1ª série do Colégio Diocesano Seridoense, que levasse os estudantes a sentir os efeitos das leis da Física na vida real, um exercício que contou com a empolgação dos alunos e até de mães que se fizeram presentes e participaram ativamente! De forma especial queremos agradecer ao Corpo de Bombeiros que nos deu total apoio e o suporte necessário.
A tirolesa e o rapel são ótimas situações para aplicação de conceitos da disciplina. O descer mais rápida ou devagar por causa da força peso que é relacionada à massa e a gravidade, como o ângulo de inclinação influencia nas decidas, força de atrito, tração e quaisquer outras que sejam pertinentes ao contexto. Após a atividade em campo os alunos foram submetidos a um questionário para que eles expressassem seus conhecimentos teóricos e práticos relatando as forças atuantes, tipo de movimento, vetores e outros conceitos Físicos vistos em sala. Queremos fazer nossos alunos conectar seus saberes de forma que não haja divisa entre o conteúdo programático escolar e a vivência fora da escola.
“Trata-se de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade”.



Informe o número da sua matrícula para receber as instruções de nova senha por e-mail.


colégio diocesano seridoense

Praça Dom José Delgado, S/N, Bairro Paraíba
CEP: 59.300-000 - Caicó/RN - Tel. (84) 3421-1635 / 3421-1636 - E-mail: cdscaico@cdscaico.com.br.